A consulta no odontopediatra é ideal que aconteça, durante a gestação, no pré-natal odontológico, para assim cuidar da saúde bucal da gestante e consequentemente falar sobre os devidos cuidados com a saúde bucal do recém-nascido.
Chupetas quando utilizá-las, quais são as recomendáveis, além do que, quando necessário receber um auxílio especializado para uma correta amamentação no peito, entre muitas outras informações que são ideais nesse período gestacional e pós gestacional.
Caso não tenha levado o seu bebê no período gestacional, não tem problema, é recomendável levá-lo antes do nascimento do primeiro dentinho, pois assim podemos passar informações relevantes para essa faixa etária.
Ir ao dentista, não é só cuidar de uma saúde oral, a nossa "boca" faz parte de um grande sistema do nosso organismo que pode interferir em diversos problemas
sistêmicos. A saúde do paciente começa pela boca, e a saúde do bebê ou da criança também. Prevenção é a base da saúde!
Têm uma grande importância na odontopediatria. Existem dois tipos de selantes (resinosos, e ionomêricos), esse material é aplicado na superfícia oclusal da unidade dentária cobrindo fóssulas e fissuras que são suscetíveis a cárie (acúmulo de placa bacteriana, sulcos profundos) dificultando uma boa higienização e sendo elas também indicadas para lesões de cárie que não avançaram para a dentina.
Muito utilizado na odontopediatria, diferente do flúor gel de consultório, o flúor verniz concentra uma dose mais alta de fluoreto, formando uma película em volta do dente, mantendo assim um contato maior com o verniz. O verniz tem a função de remineralização do esmalte, porém não é indicado para todas as crianças.