ESPECIALIDADES

CRO-SP 9.528


Clínica Geral

Clínico geral faz o acompanhamento do paciente a cada 6 meses cuidando da saúde bucal. Neste caso são realizados raspagem sub e supra gengivais e polimento (limpeza), restaurações, remoções de cáries e uma avaliação geral da saúde bucal. Caso ocorra alguma necessidade de o paciente precisar de um atendimento mais específico, o clinico geral o encaminha para o especialista indicado. 

Odontologia Estética

Na Odontologia moderna valoriza-se cada vez mais um belo sorriso. Algumas pessoas chegam a associá-lo a uma boa saúde, o que não deixa de ser verdade.

Claro que para serem realmente belos, os dentes devem estar saudáveis, não apresentando distúrbios comuns e que muitos julgam normais, tal como sangramentos gengivais. Estes sangramentos podem facilitar a entrada de microrganismos patógenos em nosso organismo através da corrente sanguínea. Por isso, que somente após avaliação de saúde e tratamento, caso necessário, é que se pode iniciar o tratamento estético.

Existem muitas opções de tratamentos estéticos com indicações e procedimentos individualizados para cada caso. Entre eles, podemos citar:.

Clareamento Dental

Este procedimento visa remover resíduos acumulados nos dentes, clareando-os com uma técnica usada na remodelação do sorriso através da harmonização das cores. No entanto, não é eficaz na correção de outras imperfeições como dentes fraturados ou com trincas. O clareamento de consultório traz resultados imediatos e quando associado ao clareamento caseiro os resultados são ainda mais duradouros. Este tratamento visa melhorar a estética dental e a aparência física do paciente, devolvendo a ele um sorriso brilhante e saudável, aumentando sua autoestima;

Facetas estéticas de resina fotopolimerizável ou de porcelana

As facetas assim como as coroas, alem de corrigir a cor do elemento dental em questão, também corrigem anomalias de forma, trincas, lascas e leves desalinhamentos dentais. Podem ser feitas com resinas compostas e porcelanas.

Coroas totais de porcelana pura ou metalocerâmicas

Visam devolver ao dente anatomia correta, possuem excelente acabamento estético e efetuam proteção do elemento dentário, principalmente após tratamentos endodônticos;

Restaurações de resina composta fotopolimerizável, tanto para dentes anteriores quanto para dentes posteriores

As restaurações em resina composta são as mais comumente realizadas em consultório odontológico, mas nem por isso, menos importante ou pouco criteriosa. Uma vez que elas exigem vários passos que devem ser seguidos à risca, a fim de evitar problemas futuros. Hoje com as inovações tecnológicas, é possível trocar as antigas restaurações de amálgamas por resinas compostas, que são seguras e totalmente estéticas.

ortodontia e ortopedia facial

Especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de irregularidades dentais e faciais. O atendimento é realizado por um profissional que, além de ser graduado como cirurgião-dentista, cursou pós-graduação em ortodontia e ortopedia facial. A primeira visita ao ortodontista deve ser aos 6 anos de idade. Caso o paciente não possua nenhuma intervenção a ser realizada, a segunda visita deve ser realizada por volta dos 9 a 10 anos de idade.

Tipos de problemas ortodônticos: Problemas hereditários (deficiência ou excesso de crescimento dos arcos dentários, falta de espaço), respiratórios (atrésia de maxilar, mordida cruzada, obstruções respiratórias), agenesias dentárias (falta do dente permanente), traumatismos na face e dentes desalinhados (dificuldades na mastigação e na fala).

.

O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente e da colaboração do paciente, variando, em média, de 18 a 36 meses.

Tratamento Ortodôntico Preventivo e Interceptativo

O tratamento ortodôntico preventivo e interceptativo é realizado em crianças com idade entre 5-9 anos de idade basicamente, quando estão no primeiro período transitório (quando iniciam as primeiras trocas de dentes decíduos para permanentes) e no período intertransitório (quando os dentes decíduos param de cair). Neste tratamento avaliamos se o paciente tem falta de espaço, mordidas cruzadas posterior e/ou anterior e mordidas abertas anterior e/ou posteriores.

  • Ortodontia preventiva e interceptativa em crianças na fase da dentição de leite ou no período de trocas para dentição permanente com uso de aparelhos ortopédicos para correção da mordida cruzada através da disjunção da arcada superior de mordida cruzada e atresias dos arcos dentários, impedidor de língua, expansão de arcada inferior, por exemplo. Ortodontia corretiva com aparelhos fixos ou alinhadores para criança, adolescentes e adultos.

Tratamento Ortodôntico Ortopédico

O Tratamento Ortopédico abrange mais correção da parte óssea, buscando equilíbrio das bases ósseas, muscular, postural de língua, articular, entre outros. Então a Ortopedia Facial é aplicada enquanto o paciente está em fase de crescimento para podermos melhorar a relação da maxila perante à mandíbula. No Tratamento Ortopédico Facial, não só visamos a obtenção do resultado favoravelmente estético, como também buscamos o resultado funcional. Ou seja, buscamos o equilíbrio entre estética e função, o que promoverá a harmonia facial do paciente.

  • Em casos selecionados o tratamento é realizado com aparelhos que estimulam a formação óssea que atuam tanto em arcadas superior e/ou inferior quanto em musculatura de boca e língua simultaneamente promovendo disjunção, expansão e reposicionamento de arcadas/musculatura orofacial/ língua, etc

tratamento ortodôntico corretivo

O tratamento ortodôntico corretivo é aplicado em pacientes a partir de 9 anos. Para que possa ser realizado um tratamento corretivo, a saúde bucal do paciente deve estar satisfatória, assim como a qualidade de raízes e suporte ósseo e periodontal.

O Ortodontista responsável, é o único que pode prescrever qual sistemas e técnicas devem ser aplicadas no tratamento de cada paciente, através do planejamento ortodôntico que este realiza através de exame clínico minucioso e estudo da documentação ortodôntica requisitada por ele para o paciente. Este planejamento ortodôntico é onde o ortodontista aplica todo seu conhecimento através de sua vivência clínica, estudos e atualizações, sendo praticamente 80% responsável pelo sucesso do tratamento ortodôntico de cada paciente.

O tratamento ortodôntico corretivo teve uma grande evolução nestes últimos anos devido ao grande avanço da tecnologia. Na NIPO, utilizamos diversos Sistemas para que o tratamento ortodôntico seja eficaz e muito confortável para o paciente. Os Sistemas utilizados são:

  • - Sistema Convencional, ou o famoso aparelho de bráquetes ativado por borrachinhas.
  • - Sistema Autoligado são bráquetes que não são ativados pelas borrachinhas e sim por uma trava de metal ou cerâmica, facilitando assim, o escorregamento do fio no bráquete, tornando o movimento ortodôntico que utiliza fios de alta tecnologia, tornando assim muito mais eficiente.
  • - Sistema com Alinhadores são placas de acetato minuciosamente confeccionadas para que ocorra a movimentação dentária, assim corrigindo a maloclusão. É um sistema totalmente transparente, sendo praticamente imperceptível notar que o paciente está usando aparelho dentário, como é o caso do Invisalign.

Dentre estes sistemas, utilizamos diferentes técnicas, como a Straight Wire de Roth, Straight Wire Damon, Straight Wire de Capelozza, por exemplo, que basicamente alteram-se devido às angulações e inclinações empregadas em cada peça de bráquete e também pela sequência e tipo de fios empregados nas técnicas.

  • São feitos de aço inoxidável e possuem maior lisura e resistência. Através de sua maior lisura facilita a movimentação ortodôntica, já que esta está baseada no escorregamento dos fios no bráquete. Seu maior inconveniente é o fator antiestético.

  • São de cor natural, translucida que é praticamente da cor real de dente e não mancham nem descolorem com o tempo. Fornecem uma estética formidável e a movimentação ortodôntica com esse tipo de bráquete é muito boa, pois trabalhamos com bráquetes cerâmicos moldados e não usinados, isto é, as imperfeições deste tipo de cerâmica é praticamente nula, deixando a superfície lisa para a movimentação ortodôntica

  • Estes bráquetes são os que chamamos de Bráquetes invisíveis, pois são uma joia rara, feito de cristal transparente, que virtualmente desaparecem de acordo com a cor do dente. Por terem sua superfície polidas com calor que reduzem dramaticamente a fricção, a movimentação ortodôntica ocorre de forma excelente.

  • Quem disse que o aparelho ortodôntico não é legal?

    Agora existem os bráquetes em formato de estrela, bola de futebol, flor, coração e tem um ate que parece o símbolo do Super Homem !!! São os braquetes Wild Smiles !!! Feitos em aço inoxidável, são resistentes e eficazes como os metálicos tradicionais.

  • Reduzem o tempo de cadeira em até 40% e suas consultas podem ser espaçadas. Ideal para quem não tem muito tempo. E aqueles elásticos não são mais usados, pois eles são auto ligados, são fechados através de um mecanismo existente no próprio bráquete. Podem ser encontrados em Metálico e Cerâmico.

CIRURGIA ODONTOLÓGICA

Tendo em vista o atendimento integral aos nossos pacientes, a NIPO realiza também cirurgias ambulatoriais (cirurgias sob anestesia local) ou cirurgias orais menores.

A cirurgia oral é a área da odontologia que atua no diagnóstico e tratamento de determinadas afecções da cavidade oral.

O cirurgião dentista especializado nesta área realiza procedimentos como: cirurgia de dentes inclusos (mais conhecido como dente do siso), diagnóstico e tratamento de certas lesões bucais, cirurgias pré-protéticas, enxertos ósseos, implantes dentários e de mini- implantes (para ancoragem ortodôntica).

Cirurgia Oral Menor

Ferimentos em boca/ fraturas alveolares por trauma em face, remoção de focos de infecção, contenção de fraturas alveolares e dentes com mobilidade em consequência de trauma em face;

Cirurgia Ortognática

É a especialidade da odontologia que trata o mau posicionamento dos ossos da face e dentes. Quando só tratamento ortodôntico não é suficiente para a total correção da maloclusão. O mau posicionamento pode ter sido de origem traumática ou genética, isto é, pode ter ocorrido falta ou excesso de crescimento do esqueleto facial.

A cirurgia ortognática envolve inicialmente o ortodontista e o cirurgião bucomaxilo facial especializado em cirurgia ortognatica para o planejamento do plano de tratamento e cirurgia. Após tudo definido, uma equipe multidisciplinar é necessária para que o paciente seja bem assessorado antes e depois da cirurgia. Uma equipe de nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta devem acompanhar o ortodontista e o cirurgião ortognata, profissionais estes que são indicados pela equipe da NIPO.

Tratamentos realizados pela Cirurgia Ortognática:

  • Prognatismo
  • Retrognatismo
  • Sorriso Gengival
  • Assimetria Facial
  • Deficiência Vertical
  • Mordida Cruzada
  • Mordida Aberta
  • Mordida Profunda

Clínica Geral

Clínico geral faz o acompanhamento do paciente a cada 6 meses cuidando da saúde bucal. Neste caso são realizados raspagem sub e supra gengivais e polimento (limpeza), restaurações, remoções de cáries e uma avaliação geral da saúde bucal. Caso ocorra alguma necessidade de o paciente precisar de um atendimento mais específico, o clinico geral o encaminha para o especialista indicado. 

ortodontia e ortopedia facial

Especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento de irregularidades dentais e faciais. O atendimento é realizado por um profissional que, além de ser graduado como cirurgião-dentista, cursou pós-graduação em ortodontia e ortopedia facial. A primeira visita ao ortodontista deve ser aos 6 anos de idade. Caso o paciente não possua nenhuma intervenção a ser realizada, a segunda visita deve ser realizada por volta dos 9 a 10 anos de idade.

Tipos de problemas ortodônticos: Problemas hereditários (deficiência ou excesso de crescimento dos arcos dentários, falta de espaço), respiratórios (atrésia de maxilar, mordida cruzada, obstruções respiratórias), agenesias dentárias (falta do dente permanente), traumatismos na face e dentes desalinhados (dificuldades na mastigação e na fala).

.

O tratamento depende da severidade do problema, da idade, da resposta biológica do paciente e da colaboração do paciente, variando, em média, de 18 a 36 meses.

Tratamento Ortodôntico Preventivo e Interceptativo

O tratamento ortodôntico preventivo e interceptativo é realizado em crianças com idade entre 5-9 anos de idade basicamente, quando estão no primeiro período transitório (quando iniciam as primeiras trocas de dentes decíduos para permanentes) e no período intertransitório (quando os dentes decíduos param de cair). Neste tratamento avaliamos se o paciente tem falta de espaço, mordidas cruzadas posterior e/ou anterior e mordidas abertas anterior e/ou posteriores.

  • Ortodontia preventiva e interceptativa em crianças na fase da dentição de leite ou no período de trocas para dentição permanente com uso de aparelhos ortopédicos para correção da mordida cruzada através da disjunção da arcada superior de mordida cruzada e atresias dos arcos dentários, impedidor de língua, expansão de arcada inferior, por exemplo. Ortodontia corretiva com aparelhos fixos ou alinhadores para criança, adolescentes e adultos.

Tratamento Ortodôntico Ortopédico

O Tratamento Ortopédico abrange mais correção da parte óssea, buscando equilíbrio das bases ósseas, muscular, postural de língua, articular, entre outros. Então a Ortopedia Facial é aplicada enquanto o paciente está em fase de crescimento para podermos melhorar a relação da maxila perante à mandíbula. No Tratamento Ortopédico Facial, não só visamos a obtenção do resultado favoravelmente estético, como também buscamos o resultado funcional. Ou seja, buscamos o equilíbrio entre estética e função, o que promoverá a harmonia facial do paciente.

  • Em casos selecionados o tratamento é realizado com aparelhos que estimulam a formação óssea que atuam tanto em arcadas superior e/ou inferior quanto em musculatura de boca e língua simultaneamente promovendo disjunção, expansão e reposicionamento de arcadas/musculatura orofacial/ língua, etc

tratamento ortodôntico corretivo

O tratamento ortodôntico corretivo é aplicado em pacientes a partir de 9 anos. Para que possa ser realizado um tratamento corretivo, a saúde bucal do paciente deve estar satisfatória, assim como a qualidade de raízes e suporte ósseo e periodontal.

O Ortodontista responsável, é o único que pode prescrever qual sistemas e técnicas devem ser aplicadas no tratamento de cada paciente, através do planejamento ortodôntico que este realiza através de exame clínico minucioso e estudo da documentação ortodôntica requisitada por ele para o paciente. Este planejamento ortodôntico é onde o ortodontista aplica todo seu conhecimento através de sua vivência clínica, estudos e atualizações, sendo praticamente 80% responsável pelo sucesso do tratamento ortodôntico de cada paciente.

O tratamento ortodôntico corretivo teve uma grande evolução nestes últimos anos devido ao grande avanço da tecnologia. Na NIPO, utilizamos diversos Sistemas para que o tratamento ortodôntico seja eficaz e muito confortável para o paciente. Os Sistemas utilizados são:

  • - Sistema Convencional, ou o famoso aparelho de bráquetes ativado por borrachinhas.
  • - Sistema Autoligado são bráquetes que não são ativados pelas borrachinhas e sim por uma trava de metal ou cerâmica, facilitando assim, o escorregamento do fio no bráquete, tornando o movimento ortodôntico que utiliza fios de alta tecnologia, tornando assim muito mais eficiente.
  • - Sistema com Alinhadores são placas de acetato minuciosamente confeccionadas para que ocorra a movimentação dentária, assim corrigindo a maloclusão. É um sistema totalmente transparente, sendo praticamente imperceptível notar que o paciente está usando aparelho dentário, como é o caso do Invisalign.

Dentre estes sistemas, utilizamos diferentes técnicas, como a Straight Wire de Roth, Straight Wire Damon, Straight Wire de Capelozza, por exemplo, que basicamente alteram-se devido às angulações e inclinações empregadas em cada peça de bráquete e também pela sequência e tipo de fios empregados nas técnicas.

  • São feitos de aço inoxidável e possuem maior lisura e resistência. Através de sua maior lisura facilita a movimentação ortodôntica, já que esta está baseada no escorregamento dos fios no bráquete. Seu maior inconveniente é o fator antiestético.

  • São de cor natural, translucida que é praticamente da cor real de dente e não mancham nem descolorem com o tempo. Fornecem uma estética formidável e a movimentação ortodôntica com esse tipo de bráquete é muito boa, pois trabalhamos com bráquetes cerâmicos moldados e não usinados, isto é, as imperfeições deste tipo de cerâmica é praticamente nula, deixando a superfície lisa para a movimentação ortodôntica

  • Estes bráquetes são os que chamamos de Bráquetes invisíveis, pois são uma joia rara, feito de cristal transparente, que virtualmente desaparecem de acordo com a cor do dente. Por terem sua superfície polidas com calor que reduzem dramaticamente a fricção, a movimentação ortodôntica ocorre de forma excelente.

  • Quem disse que o aparelho ortodôntico não é legal?

    Agora existem os bráquetes em formato de estrela, bola de futebol, flor, coração e tem um ate que parece o símbolo do Super Homem !!! São os braquetes Wild Smiles !!! Feitos em aço inoxidável, são resistentes e eficazes como os metálicos tradicionais.

  • Reduzem o tempo de cadeira em até 40% e suas consultas podem ser espaçadas. Ideal para quem não tem muito tempo. E aqueles elásticos não são mais usados, pois eles são auto ligados, são fechados através de um mecanismo existente no próprio bráquete. Podem ser encontrados em Metálico e Cerâmico.

Odontologia Estética

Na Odontologia moderna valoriza-se cada vez mais um belo sorriso. Algumas pessoas chegam a associá-lo a uma boa saúde, o que não deixa de ser verdade.

Claro que para serem realmente belos, os dentes devem estar saudáveis, não apresentando distúrbios comuns e que muitos julgam normais, tal como sangramentos gengivais. Estes sangramentos podem facilitar a entrada de microrganismos patógenos em nosso organismo através da corrente sanguínea. Por isso, que somente após avaliação de saúde e tratamento, caso necessário, é que se pode iniciar o tratamento estético.

Existem muitas opções de tratamentos estéticos com indicações e procedimentos individualizados para cada caso. Entre eles, podemos citar:.

Clareamento Dental

Este procedimento visa remover resíduos acumulados nos dentes, clareando-os com uma técnica usada na remodelação do sorriso através da harmonização das cores. No entanto, não é eficaz na correção de outras imperfeições como dentes fraturados ou com trincas. O clareamento de consultório traz resultados imediatos e quando associado ao clareamento caseiro os resultados são ainda mais duradouros. Este tratamento visa melhorar a estética dental e a aparência física do paciente, devolvendo a ele um sorriso brilhante e saudável, aumentando sua autoestima;

Facetas estéticas de resina fotopolimerizável ou de porcelana

As facetas assim como as coroas, alem de corrigir a cor do elemento dental em questão, também corrigem anomalias de forma, trincas, lascas e leves desalinhamentos dentais. Podem ser feitas com resinas compostas e porcelanas.

Coroas totais de porcelana pura ou metalocerâmicas

Visam devolver ao dente anatomia correta, possuem excelente acabamento estético e efetuam proteção do elemento dentário, principalmente após tratamentos endodônticos;

Restaurações de resina composta fotopolimerizável, tanto para dentes anteriores quanto para dentes posteriores

As restaurações em resina composta são as mais comumente realizadas em consultório odontológico, mas nem por isso, menos importante ou pouco criteriosa. Uma vez que elas exigem vários passos que devem ser seguidos à risca, a fim de evitar problemas futuros. Hoje com as inovações tecnológicas, é possível trocar as antigas restaurações de amálgamas por resinas compostas, que são seguras e totalmente estéticas.

CIRURGIA ODONTOLÓGICA

Tendo em vista o atendimento integral aos nossos pacientes, a NIPO realiza também cirurgias ambulatoriais (cirurgias sob anestesia local) ou cirurgias orais menores.

A cirurgia oral é a área da odontologia que atua no diagnóstico e tratamento de determinadas afecções da cavidade oral.

O cirurgião dentista especializado nesta área realiza procedimentos como: cirurgia de dentes inclusos (mais conhecido como dente do siso), diagnóstico e tratamento de certas lesões bucais, cirurgias pré-protéticas, enxertos ósseos, implantes dentários e de mini- implantes (para ancoragem ortodôntica).

Cirurgia Oral Menor

Ferimentos em boca/ fraturas alveolares por trauma em face, remoção de focos de infecção, contenção de fraturas alveolares e dentes com mobilidade em consequência de trauma em face;

Cirurgia Ortognática

É a especialidade da odontologia que trata o mau posicionamento dos ossos da face e dentes. Quando só tratamento ortodôntico não é suficiente para a total correção da maloclusão. O mau posicionamento pode ter sido de origem traumática ou genética, isto é, pode ter ocorrido falta ou excesso de crescimento do esqueleto facial.

A cirurgia ortognática envolve inicialmente o ortodontista e o cirurgião bucomaxilo facial especializado em cirurgia ortognatica para o planejamento do plano de tratamento e cirurgia. Após tudo definido, uma equipe multidisciplinar é necessária para que o paciente seja bem assessorado antes e depois da cirurgia. Uma equipe de nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta devem acompanhar o ortodontista e o cirurgião ortognata, profissionais estes que são indicados pela equipe da NIPO.

Tratamentos realizados pela Cirurgia Ortognática:

  • Prognatismo
  • Retrognatismo
  • Sorriso Gengival
  • Assimetria Facial
  • Deficiência Vertical
  • Mordida Cruzada
  • Mordida Aberta
  • Mordida Profunda

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM e DOF)

Tratamento e manejo de dor/deslocamento/ travamento/ cliques/ estalos nas ATMs, cefaleias relacionadas a DTM e DOF, dor em músculos da mastigação, dor neuropática orofacial, Síndrome da Ardência Bucal (SAB), neuralgia do trigêmeo, viscossuplementação das ATMs, etc. 

Laserterapia

Para tratamento de mucosite oral por tratamento oncológico (quimioterapia e/ou radioterapia em cabeça-pescoço), reparação de feridas em boca, aftas, herpes labial, DTM e DOF, dor em face, neuralgias em face, paralisia facial, Síndrome da Ardência Bucal, parestesia pós-cirurgia, edema pós-cirurgia, fotobiomodulação/ terapia fotodinâmica, etc.

Odontologia Hospitalar

Adequação de meio oral e promoção de saúde bucal no paciente hospitalizado, remoção de focos de infecção, controle de dor orofacial, bruxismo secundário, tratamento de lesões em boca. 

Atendimento Hospitalar

Membros da NIPO, participam da Equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Odontologia do Hospital Infantil Sabará, onde são atendidos pacientes pediátricos de 0 a 18 anos de idade.

Acupuntura em Dor Orofacial

Acupuntura em DTM e DOF, dor em face, neuralgias em face, paralisia facial, Síndrome da Ardência Bucal, parestesia pós-cirurgia, síndrome dolorosa miofascial, ansiedade, dor crônica.

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (DTM e DOF)

Tratamento e manejo de dor/deslocamento/ travamento/ cliques/ estalos nas ATMs, cefaleias relacionadas a DTM e DOF, dor em músculos da mastigação, dor neuropática orofacial, Síndrome da Ardência Bucal (SAB), neuralgia do trigêmeo, viscossuplementação das ATMs, etc. 

Laserterapia

Para tratamento de mucosite oral por tratamento oncológico (quimioterapia e/ou radioterapia em cabeça-pescoço), reparação de feridas em boca, aftas, herpes labial, DTM e DOF, dor em face, neuralgias em face, paralisia facial, Síndrome da Ardência Bucal, parestesia pós-cirurgia, edema pós-cirurgia, fotobiomodulação/ terapia fotodinâmica, etc.

Acupuntura em Dor Orofacial

Acupuntura em DTM e DOF, dor em face, neuralgias em face, paralisia facial, Síndrome da Ardência Bucal, parestesia pós-cirurgia, síndrome dolorosa miofascial, ansiedade, dor crônica.

Odontologia Hospitalar

Adequação de meio oral e promoção de saúde bucal no paciente hospitalizado, remoção de focos de infecção, controle de dor orofacial, bruxismo secundário, tratamento de lesões em boca. 

Atendimento Hospitalar

Membros da NIPO, participam da Equipe de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Odontologia do Hospital Infantil Sabará, onde são atendidos pacientes pediátricos de 0 a 18 anos de idade.

ODONTOPEDIATRIA

A consulta no odontopediatra é ideal que aconteça, durante a gestação, no pré-natal odontológico, para assim cuidar da saúde bucal da gestante e consequentemente falar sobre os devidos cuidados com a saúde bucal do recém-nascido.

Chupetas quando utilizá-las, quais são as recomendáveis, além do que, quando necessário receber um auxílio especializado para uma correta amamentação no peito, entre muitas outras informações que são ideais nesse período gestacional e pós gestacional. 

Caso não tenha levado o seu bebê no período gestacional, não tem problema, é recomendável levá-lo antes do nascimento do primeiro dentinho, pois assim podemos passar informações relevantes para essa faixa etária.

Ir ao dentista, não é só cuidar de uma saúde oral, a nossa "boca" faz parte de um grande sistema do nosso organismo que pode interferir em diversos problemas sistêmicos. A saúde do paciente começa pela boca, e a saúde do bebê ou da criança também. Prevenção é a base da saúde!

Selantes

Têm uma grande importância na odontopediatria. Existem dois tipos de selantes (resinosos, e ionomêricos), esse material é aplicado na superfícia oclusal da unidade dentária cobrindo fóssulas e fissuras que são suscetíveis a cárie (acúmulo de placa bacteriana, sulcos profundos) dificultando uma boa higienização e sendo elas também indicadas para lesões de cárie que não avançaram para a dentina.

Flúor Verniz

Muito utilizado na odontopediatria, diferente do flúor gel de consultório, o flúor verniz concentra uma dose mais alta de fluoreto, formando uma película em volta do dente, mantendo assim um contato maior com o verniz. O verniz tem a função de remineralização do esmalte, porém não é indicado para todas as crianças.

Implantodontia e Prótese Dentária

Implante dentário

O Implante dentário, é o substituto da raiz de um dente por uma raiz artificial de titânio, devolvendo ao paciente a função mastigatória, estética, saúde bucal, qualidade de vida e autoestima. Por meio de uma cirurgia minimamente invasiva instala-se o implante no remanescente ósseo do paciente e após um período de espera o cirurgião dentista adapta a coroa do dente sobre o pino. Há possibilidade de devolver o dente ao paciente no mesmo dia. Mas, essa opção deve ser avaliada pelo especialista. Em casos de remanescente ósseo desfavorável existem terapias que devolvem o volume ósseo original e dessa forma realizar o desejo do paciente pelo implante. As técnicas são inúmeras, mas, o especialista é o responsável por escolhê-la. Alguns exames complementares podem ser solicitados para um melhor diagnóstico, proporcionando um completo e minucioso planejamento. Em alguns casos, já é possível realizar planejamentos virtuais, e a realização de guias cirúrgicas feitas em impressora 3D, permitindo alta precisão, previsibilidade, além de um melhor pós-operatório. Em alguns casos, é possível realizar a cirurgia flapless (sem abrir a gengiva), permitindo uma rápida cicatrização é um pós-operatório praticamente indolor, reduzindo a necessidade de medicamentos.

Prótese dentária

Há caos em que grande parte do dente fica comprometido, perdendo-se muito sua resistência. As causas são inúmeras: cáries mais amplas, fraturas e tratamentos de canal. Para esses casos, dispomos de um tratamento para devolver a resistência e forma dos dentes. Uma delas é a coroa, uma proteção com uma capa de cerâmica altamente estética, indicada para grandes destruições. Em destruições menores indicamos as on lays, que promove a reconstrução do dente apenas da região afetada, sendo menos invasiva e mais conservadora por preservar mais estrutura dental, conferindo a resistência e a estética. A indicação fica a critério do especialista

Facetas e lentes de contato

Permitem a transformação no sorriso do paciente, tanto na forma como na cor. Após pequenos desgastes, e em alguns casos sem degaste algum, coloca-se finas películas de cerâmicas de alta resistência e estética. Alguns casos requerem um planejamento detalhado com escaneamento da boca e uma bateria de fotografias, possibilitando o planejando digital do sorriso. Podendo ser avaliado pelo paciente antes mesmo de se realizar o procedimento. O projeto também pode ser provado em boca (mock up) permitindo o paciente sentir a transformação que terá. Em parceria com laboratórios de ponta, associado aos melhores materiais do mercado e as mais avançadas tecnologias, nos comprometemos a entregar o melhor tratamento possível para cada caso, dentro de suas limitações biológicas.

Pacientes com Necessidades Especiais

Pacientes em tratamento oncológico, neuropatas, com doenças sistêmicas e síndromes;

Endodontia

A Nipo realiza tratamento endodôntico especializado em uma ou poucas sessões, utilizando técnicas e instrumentos que agilizam o tratamento e proporcionam melhores resultados finais. A combinação de instrumentação manual e mecanizada, e a utilização de medicamentos específicos voltados para cada caso, proporciona uma melhor limpeza e desinfecção do sistema radicular. Uma obturação tridimensional dos condutos radiculares, juntamente com a devida reabilitação pós-tratamento endodôntico, proporciona resultados duradouros.

Implantodontia e Prótese Dentária

Implante dentário

O Implante dentário, é o substituto da raiz de um dente por uma raiz artificial de titânio, devolvendo ao paciente a função mastigatória, estética, saúde bucal, qualidade de vida e autoestima. Por meio de uma cirurgia minimamente invasiva instala-se o implante no remanescente ósseo do paciente e após um período de espera o cirurgião dentista adapta a coroa do dente sobre o pino. Há possibilidade de devolver o dente ao paciente no mesmo dia. Mas, essa opção deve ser avaliada pelo especialista. Em casos de remanescente ósseo desfavorável existem terapias que devolvem o volume ósseo original e dessa forma realizar o desejo do paciente pelo implante. As técnicas são inúmeras, mas, o especialista é o responsável por escolhê-la. Alguns exames complementares podem ser solicitados para um melhor diagnóstico, proporcionando um completo e minucioso planejamento. Em alguns casos, já é possível realizar planejamentos virtuais, e a realização de guias cirúrgicas feitas em impressora 3D, permitindo alta precisão, previsibilidade, além de um melhor pós-operatório. Em alguns casos, é possível realizar a cirurgia flapless (sem abrir a gengiva), permitindo uma rápida cicatrização é um pós-operatório praticamente indolor, reduzindo a necessidade de medicamentos.

Prótese dentária

Há caos em que grande parte do dente fica comprometido, perdendo-se muito sua resistência. As causas são inúmeras: cáries mais amplas, fraturas e tratamentos de canal. Para esses casos, dispomos de um tratamento para devolver a resistência e forma dos dentes. Uma delas é a coroa, uma proteção com uma capa de cerâmica altamente estética, indicada para grandes destruições. Em destruições menores indicamos as on lays, que promove a reconstrução do dente apenas da região afetada, sendo menos invasiva e mais conservadora por preservar mais estrutura dental, conferindo a resistência e a estética. A indicação fica a critério do especialista

Facetas e lentes de contato

Permitem a transformação no sorriso do paciente, tanto na forma como na cor. Após pequenos desgastes, e em alguns casos sem degaste algum, coloca-se finas películas de cerâmicas de alta resistência e estética. Alguns casos requerem um planejamento detalhado com escaneamento da boca e uma bateria de fotografias, possibilitando o planejando digital do sorriso. Podendo ser avaliado pelo paciente antes mesmo de se realizar o procedimento. O projeto também pode ser provado em boca (mock up) permitindo o paciente sentir a transformação que terá. Em parceria com laboratórios de ponta, associado aos melhores materiais do mercado e as mais avançadas tecnologias, nos comprometemos a entregar o melhor tratamento possível para cada caso, dentro de suas limitações biológicas.

ODONTOPEDIATRIA

A consulta no odontopediatra é ideal que aconteça, durante a gestação, no pré-natal odontológico, para assim cuidar da saúde bucal da gestante e consequentemente falar sobre os devidos cuidados com a saúde bucal do recém-nascido.

Chupetas quando utilizá-las, quais são as recomendáveis, além do que, quando necessário receber um auxílio especializado para uma correta amamentação no peito, entre muitas outras informações que são ideais nesse período gestacional e pós gestacional. 

Caso não tenha levado o seu bebê no período gestacional, não tem problema, é recomendável levá-lo antes do nascimento do primeiro dentinho, pois assim podemos passar informações relevantes para essa faixa etária.

Ir ao dentista, não é só cuidar de uma saúde oral, a nossa "boca" faz parte de um grande sistema do nosso organismo que pode interferir em diversos problemas sistêmicos. A saúde do paciente começa pela boca, e a saúde do bebê ou da criança também. Prevenção é a base da saúde!

Selantes

Têm uma grande importância na odontopediatria. Existem dois tipos de selantes (resinosos, e ionomêricos), esse material é aplicado na superfícia oclusal da unidade dentária cobrindo fóssulas e fissuras que são suscetíveis a cárie (acúmulo de placa bacteriana, sulcos profundos) dificultando uma boa higienização e sendo elas também indicadas para lesões de cárie que não avançaram para a dentina.

Flúor Verniz

Muito utilizado na odontopediatria, diferente do flúor gel de consultório, o flúor verniz concentra uma dose mais alta de fluoreto, formando uma película em volta do dente, mantendo assim um contato maior com o verniz. O verniz tem a função de remineralização do esmalte, porém não é indicado para todas as crianças.

Pacientes com Necessidades Especiais

Pacientes em tratamento oncológico, neuropatas, com doenças sistêmicas e síndromes;

Endodontia

A Nipo realiza tratamento endodôntico especializado em uma ou poucas sessões, utilizando técnicas e instrumentos que agilizam o tratamento e proporcionam melhores resultados finais. A combinação de instrumentação manual e mecanizada, e a utilização de medicamentos específicos voltados para cada caso, proporciona uma melhor limpeza e desinfecção do sistema radicular. Uma obturação tridimensional dos condutos radiculares, juntamente com a devida reabilitação pós-tratamento endodôntico, proporciona resultados duradouros.